Como Divulgar seus Serviços Contábeis

Algumas pessoas ainda não identificaram qual é a relevância da contabilidade em suas empresas. Muitos ainda acham que ela serve apenas para produzir guias para recolhimento de tributos.

A Contabilidade é muito mais que isso, é uma ciência social aplicada que auxilia as empresas a tomarem decisões mais assertivas.

Através dos números que são apurados pela contabilidade é possível fazer projeções, comparativos e com isso, planejar o rumo da empresa e fazer os ajustes necessários em tempo real, para que ela possa atingir suas metas.

Precisamos quebrar o paradigma que o contador é apenas um “darfista” e valorizar a profissão, demonstrando seu valor na prestação de auxílio como verdadeiros analistas e consultores.

Um dos pontos que entendo ser necessário melhorar é o relacionamento com o cliente, o processo de comunicação; ou seja, o relacionamento entre contador x cliente. Precisa ser pautado na confiança, na rapidez e precisão em resolver os problemas. Claro, de preferência, antecipar-se às dores do cliente como forma preventiva.

Outro aspecto é conhecer o cliente com profundidade, para saber as peculiaridades que cabem na tributação da atividade, benefícios, incentivos, diferenciais que não estavam sendo aproveitados, e com isso, fornecer um atendimento vip, individualizado.

A partir do momento que seu cliente está satisfeito com o trabalho de seu contador, ele será uma fonte de divulgação, de marketing positivo, alavancando clientes para seu escritório. Por isso é importante saber como o cliente analisa seu trabalho e quão significativo ele é.

O profissional de contabilidade (contador ou escritório) precisa sempre estar à frente, buscando uma melhoria contínua sua, de sua equipe e dos processos internos, colocando-se em destaque, como serviço de excelência.

Não podemos esquecer das boas e necessárias práticas éticas, justiça, como forma de demonstrar valor.

Vejo que muito escritórios não possuem pessoal capacitado em captação de clientes. Por isso, faz-se necessário treinar a equipe, definir tarefas para que sejam cumpridas metas. Com essas dicas de visão do novo profissional da Contabilidade, espero ter alterado o mindset de muitos para uma profunda revolução profissional que se instaura e que precisamos estar preparados.

Lúcia YoungEspecialista Contábil e Tributária

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros Posts