Algumas pessoas ainda não identificaram qual é a relevância da contabilidade em suas empresas. Muitos ainda acham que ela serve apenas para produzir guias para recolhimento de tributos.
A Contabilidade é muito mais que isso, é uma ciência social aplicada que auxilia as empresas a tomarem decisões mais assertivas.
Através dos números que são apurados pela contabilidade é possível fazer projeções, comparativos e com isso, planejar o rumo da empresa e fazer os ajustes necessários em tempo real, para que ela possa atingir suas metas.
Precisamos quebrar o paradigma que o contador é apenas um “darfista” e valorizar a profissão, demonstrando seu valor na prestação de auxílio como verdadeiros analistas e consultores.
Um dos pontos que entendo ser necessário melhorar é o relacionamento com o cliente, o processo de comunicação; ou seja, o relacionamento entre contador x cliente. Precisa ser pautado na confiança, na rapidez e precisão em resolver os problemas. Claro, de preferência, antecipar-se às dores do cliente como forma preventiva.
Outro aspecto é conhecer o cliente com profundidade, para saber as peculiaridades que cabem na tributação da atividade, benefícios, incentivos, diferenciais que não estavam sendo aproveitados, e com isso, fornecer um atendimento vip, individualizado.
A partir do momento que seu cliente está satisfeito com o trabalho de seu contador, ele será uma fonte de divulgação, de marketing positivo, alavancando clientes para seu escritório. Por isso é importante saber como o cliente analisa seu trabalho e quão significativo ele é.
O profissional de contabilidade (contador ou escritório) precisa sempre estar à frente, buscando uma melhoria contínua sua, de sua equipe e dos processos internos, colocando-se em destaque, como serviço de excelência.
Não podemos esquecer das boas e necessárias práticas éticas, justiça, como forma de demonstrar valor.
Vejo que muito escritórios não possuem pessoal capacitado em captação de clientes. Por isso, faz-se necessário treinar a equipe, definir tarefas para que sejam cumpridas metas. Com essas dicas de visão do novo profissional da Contabilidade, espero ter alterado o mindset de muitos para uma profunda revolução profissional que se instaura e que precisamos estar preparados.
Lúcia Young – Especialista Contábil e Tributária